domingo, 12 de julho de 2009

Política Nacional de incentivo à leitura

Depois de lançar o Manifesto, durante a FLIP, o movimento “Por um Brasil Literário” pretende desenvolver várias ações de incentivo à leitura, sobretudo de obras literárias. Entre elas, rodas de leitura infantil em todas as escolas públicas do país e fóruns de discussão on line sobre o assunto.

Na última quinta-feira, dia 2 de julho, durante a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, o movimento “Por um Brasil Literário” – formado pelas instituições Associação Casa Azul, Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Instituto Ecofuturo e Instituto C&A – lançou um manifesto, de autoria do poeta e escritor Bartolomeu Campos de Queirós, que fala da importância da leitura para os brasileiros.
A iniciativa foi o primeiro passo do movimento rumo a uma política nacional de incentivo à leitura, sobretudo de obras literárias, e parece ter obtido sucesso. Na ocasião, estavam presentes diversos representantes dos órgãos públicos brasileiros – entre eles, o diretor de Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fernando dos Santos, a secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Cláudia Costin e o secretário Municipal de Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil – que aproveitaram a oportunidade para debater ações de incentivo à leitura.
Ao final do evento, a Prefeitura de Paraty já anunciou que, a partir de agosto, haverá a implantação de rodas de leitura literária em todas as escolas municipais da cidade. A ideia do Movimento é expandir a iniciativa para todos os lugares do Brasil, uma vez que o debate que aconteceu durante a FLIP definiu, claramente, que é de extrema importância manter o público infantil e juvenil em contato contínuo com o universo literário.
Além disso, o “Por um Brasil literário” colocou no ar o site do Movimento, a fim de manter organizações e indivíduos da sociedade civil informados sobre as notícias e ações de incentivo à leitura que estão sendo promovidas no país. No portal, existem ainda as seções Fórum – aonde já estão sendo discutidas diversas questões relacionadas a leitura literária no Brasil – e Participe, em que é possível assinar ao Manifesto e saber quem mais aderiu ao documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário